Blog

Inteligência Artificial nos processos de manutenção

A inteligência artificial tem auxiliado os humanos a realizar suas tarefas nas mais diferentes áreas de atuação. Na indústria, é necessário que os elementos de IA, como machine learning, sejam incorporados na estrutura da fábrica para prever resultados e ampliar a automação, a fim de garantir inúmeros benefícios.

O machine learning é um sistema que simula a inteligência humana para realizar certas atividades, tais como auxiliar na manutenção prescritiva, ajudar a identificar anomalias na linha de produção e diminuir os erros. Na gestão, usamos o sistema de IA como uma base de dados que contém todas as informações sobre qualquer equipamento e, através de um análise realizada pela tecnologia, é possível prever futuros danos e prolemas em qualquer maquinário.

A IA não se trata apenas de uma simples tecnologia, ela surge para revolucionar e criar processos mais autônomos e flexíveis. O uso desta tecnologia é uma extensão do operador, a intervenção humana ainda é importante para a utilização de inteligência artificial.

Manutenção antes da indústria 4.0

A manutenção de equipamentos surge para suprir uma necessidade de aumentar a vida útil das máquinas. Antigamente, todos os processos eram realizados de forma manual, desde de o gerenciamento das atividades de fábrica, cálculos e controle de ordens de serviço.

Ainda hoje, muitas industrias ainda utilizam a ação humana para realizar manutenção em seus equipamentos, deixando livre a possibilidade de erros humanos, que podem ser evitados ao utilizar softwares e sistemas inteligentes que são programados para realizar todo tipo de manutenção.

Como a IA pode ajudar nos processos de manutenção?

A utilização de IA, vem ajudando as empresas a se destacar no mercado, prever possíveis problemas e corrigi-los com antecedência, para que as tomadas de decisão sejam mais ágeis e certeiras.

É a união do operador com a IA que gera mais eficiência e produtividade na linha de produção. A gestão também pode ser otimizada, a tecnologia pode simular cenários, auxiliando na distribuição de tarefas dentro da empresa.

A IA coleta dados de um maquinário e o transforma em uma base de informações que ao utilizar seu sistema pode gerar previsões através da machine learning, ajudando a identificar possíveis falhas ou erros, diminuindo prejuízos para a empresa.

Além disso, pode ser utilizada para um controle de estoque e de linha, sem que ocorra intervenção humana nesse processo, sempre que há necessidade de alguma peça no estoque, a IA informa o gestor, evitando desperdícios ou falta de materiais.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é o conceito básico para considerar um modelo estatístico, composto por uma base de dados coletada, onde seria possível utilizá-la para antecipar padrões dentro de uma empresa. O uso de inteligência artificial é o que torna possível está previsão, onde muitas industrias são beneficiadas pelo seu auxilio, a IA vai substituir o antigo método de monitoramento manual.

Toda fábrica realiza manutenções periódicas em seus equipamentos, a análise de dados realizada pela IA, prevê padrões e pode auxiliar a identificar necessidade futuras dos maquinários, garantindo um bom funcionamento e aumentando a vida útil do equipamento.

São inúmeras as vantagens que a manutenção preditiva pode trazer para sua fábrica:

  • Aumento da vida útil do maquinário;
  • Agilidade e otimização dos processos;
  • Maior produtividade e eficiência;
  • Mais confiabilidade;
  • Redução dos custos, perda de recursos e danos;
  • Eliminação do processo de desmontagem das máquinas para inspeções;
  • Aumento da segurança.

Além disso, nós da CRK desenvolvemos uma plataforma que garante todos estes benefícios e muito mais, totalmente automatizada e livre de falhas humanas. Conheça mais sobre a Plataforma AUTONOMOUS e entre em contato conosco para falar com os nossos especialistas.