Blog

Os benefícios da Inteligência Artificial para a sua fábrica

O conceito de inteligência artificial surgiu em 1956 quando as primeiras pesquisas para tornar computadores inteligentes e capazes de simular o raciocínio humano estavam em desenvolvimento. O termo, porém, só se popularizou atualmente por conta dos grandes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados e potencial dos computadores.

O desenvolvimento da Inteligência Artificial é dividido em três pilares, sendo eles:

Machine learning: Os computadores são capazes de identificar padrões e buscar soluções sem a intervenção de um ser humano. Na indústria, esta tecnologia oferece a oportunidade de otimizar processos, facilitando o trabalho do seu operador.

Deep learning: Nesta vertente temos uma versão mais profunda da machine learning, onde computadores são programados para imitar a “rede neural de um ser humano” sendo capaz de aprender áreas de conhecimento complexas de forma autônoma.

Processamento de Linguagem Natural: Aqui os computadores aprendem a analisar problemas que vão além da tecnologia, como sentimentos. Por exemplo, através de postagens em uma rede social o computador identifica qual o padrão de relacionamento de um consumidor com certa marca.

Indústria 4.0

Os avanços das tecnologias e a chegada da Indústria 4.0 popularizou o conceito de Inteligência Artificial e desmitificou o termo. Quando pensamos em robôs inteligentes imaginamos algo próximo ao que assistentes virtuais como a Siri ou a Cortana podem fazer, como auxiliar humanos em tarefas triviais do dia a dia, realizando pesquisas, fazendo ligações, enviando mensagens, etc.

O uso da inteligência artificial vai muito além de apenas um assistente virtual. Na indústria já está sendo utilizada a tecnologia para desenvolver diversos processos fabris.

Saiba quais são os benefícios da utilização da Inteligência Artificial dentro da sua fábrica:

Benefícios para a sua fábrica

Redução de tempo e de custos operacionais

A implementação da inteligência artificial na sua fábrica reduz as falhas ocasionadas por erros humanos e aumenta a produtividade, diminuindo a necessidade de gastos. Uma máquina pode realizar um processo complexo com mais rapidez que um ser humano, reduzindo o tempo necessário para a execução de determinadas tarefas e assim permitir que os trabalhadores possam direcionar seu foco para outras tarefas.

Eficiência

Esta tecnologia é capaz de tornar a sua linha de produção mais eficiente. Processar um grande número de dados em tempo real e garantir a eficiência desta tarefa é uma grande exigência para um ser humano. A inteligência artificial permite que você automatize tarefas para auxiliar os trabalhadores e garantir a eficiência dos processos.

Segurança

Ferramentas de reconhecimento facial ou de voz permite que só o usuário de certo aparelho, máquina ou sistema possa ter acesso ao mesmo, evitando o vazamento ou alteração de dados por terceiros.

Automação de processos

Com a utilização da inteligência artificial, alguns processos da sua fábrica como: classificar itens, conferir estoques, entregar produtos, etc, poderão ser automatizados, garantindo maior precisão e redução de tempo na sua execução.

Agilidade

A inteligência artificial auxilia na conexão entre os setores evitando que informações se espalhem, sem a necessidade de nenhum esforço manual. Com a automatização destes processos a sua fábrica consegue ter uma conexão mais coesa e dinâmica dos trabalhadores, garantindo a agilidade para a realização de diversos processos fabris.

Invista em Inteligência Artificial

Os benefícios que a implementação desta tecnologia traz para o seu negócio varia de acordo com a sua necessidade. Nós da CRK Automação podemos oferecer diversas soluções que envolvem a utilização de Inteligência Artificial e outras tecnologias da Indústria 4.0. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.