Blog

Benefícios do Big Data Analytics para a sua fábrica

O Big Data Analytics é um conceito que vem ganhando força com a chegada da Indústria 4.0. Com a grande quantidade de dados que as empresas armazenam atualmente, o uso de big data analytics é quase crucial para se obter um bom desempenho dentro de fábricas industriais.

Esta tecnologia é capaz de desenvolver um processo de análise de dados em tempo real que pode auxiliar gestores em suas tomadas de decisões, servindo como um norteador para as estratégias de uma fábrica.

O big data analytics é constituído por sensores que coletam e armazenam informações de todo o processo produtivo em tempo real para posteriormente gerar uma base de conhecimento que irá auxiliar no gerenciamento de informações para tomadas de decisão estratégicas e precisas.

Um exemplo do uso de big data analytics é quando, por exemplo, uma fábrica está produzindo um produto nas cores azul e branca, mas a análise de dados reconhece que os seus clientes manifestam maior interesse nas cores vermelha e preta em suas redes sociais, assim, a análise de dados auxilia garantindo que a porcentagem de sucesso do seu produto seja maior.

Os princípios do big data analytics se dão através de 5 conceitos ou os V’s:

Volume: Quantidade de dados que crescem exponencialmente.

Velocidade: Disponibilidade de dados em tempo real para que as soluções de problemas sejam realizadas com mais rapidez e eficácia.

Variedade: Armazenar inúmeros arquivos em vários formatos com diversas utilidades, como: documentos, imagens, vídeos e etc.

Veracidade: Os dados disponíveis exigem consistência e confiabilidade, o big data analytics garante isto.

Valor: O valor, por fim, é resultado da combinação de todos os outros aspectos. Os benefícios compensam o investimento.

Benefícios do Big Data Analytics para a sua fábrica:

São inúmeros os benefícios que a implementação das tecnologias da indústria 4.0 podem gerar para a sua linha de produção, conheça alguns dos benefícios que o uso de Big Data Analytics garante para a sua fábrica:

Tomadas de decisão mais precisas

Dispondo de um número gigantesco de dados e informações, o big data analytics fornece a estrutura necessária para que você possa estar realizando tomadas de decisões estratégicas.

Por exemplo, você pode reduzir os gastos de energia da sua fábrica através do uso de big data analytics. A tecnologia pode analisar dados que indicam quando e quanto de energia sua é gasta e, assim, possibilita que gestores possam avaliar a necessidade de certos gastos de energia dentro da sua fábrica, realizando adequações que irão tornar a sua linha de produção mais econômica.

Antecipação de cenários e problemas

Uma das premissas do uso de big data é a rapidez para analisar dados e antecipar futuros problemas. Ao cruzar grandes volumes de dados, podemos realizar análises baseadas em algoritmos e transformar estes números em informações relevantes para auxiliar nas tomadas de decisões.

Sendo assim, a utilização de big data dentro da sua fábrica é estratégico para tomadas de decisões mais rápidas e precisas, pois esta tecnologia é capaz de agilizar as percepções em relação a um grande número de informações.

Garantia de qualidade

Usando big data para análise preditiva, a sua fábrica pode reduzir significativamente o número de testes necessários para garantia de qualidade. Ao analisar os dados do processo de fabricação podemos reduzir o tempo de teste e focar em testes específicos.

Análise preditiva

Ao utilizar o big data é possível prever, por exemplo, possíveis atrasos, analisando as estatísticas do tempo para possíveis tornados, terremotos, furacões, etc. A análise preditiva permite que a sua empresa possa calcular as probabilidades de atrasos. Utilizando destas descobertas analíticas você pode identificar fornecedores de apoio e desenvolver planos estratégicos para garantir que a produção não seja interrompida por desastres naturais.

Implemente Big Data Analytics na sua fábrica

Invista nas tecnologias da Indústria 4.0 e transforme os seus processos industriais. Nós da CRK Automação podemos ajudar a sua empresa com a implementação de Big Data Analytics e de outras tecnologias da quarta revolução industrial, entre em contato conosco agora mesmo!