Blog

Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0

O surgimento da Indústria 4.0 vem transformando a produção industrial com novos processos, produtos e modelos de negócios. A Quarta Revolução Industrial surgiu para alavancar as inovações tecnológicas dentro de fábricas industriais, otimizando os processos, garantindo eficiência e qualificando os trabalhadores.

O processo de transformar sua fábrica em 4.0 se inicia na digitalização, onde podemos garantir o sensoriamento e conectividade e a otimização da sua fábrica. Após esse salto tecnológico, investindo nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, podemos trazer para a sua linha de produção processos como viabilidade e transparência, capacidade preditiva e flexibilidade e adaptabilidade.

Entenda quais são as Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0 e seus respectivos benefícios:

Tecnologias Habilitadoras

Inteligência Artificial: Tecnologia que elabora dispositivos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. O uso de máquinas inteligentes na indústria pode minimizar os custos e reduzir problemas, além de gerar eficiência e ganhos em produtividade, também garante a maximização da produção, manutenção preditiva, simulações, identificação de boas oportunidades, precaução de riscos, etc.

Internet das Coisas (IoT): Conceito que se refere a vários dispositivos conectados entre si através de uma rede de internet, com o propósito de monitorar, coletar, trocar e analisar dados, gerando uma interconexão de dados e sistemas que permite que você consiga obter a interoperação completa e gerenciamento total de máquinas e equipamentos.

Realidade Aumentada: Processo capaz de transformar volumes de dados e análises em imagens ou animações, estas podendo ser sobrepostas sobre o mundo real. Esta tecnologia permite que todas as informações necessárias aos trabalhadores possam ser disponibilizadas virtualmente e com acesso em mãos livres, auxiliando na diminuição do tempo de realização de tarefas em ambientes de fábrica.

Big Data Analytics: Sistemas que identificam padrões precisos e falhas nos processos através da análise de dados em tempo real, auxiliando a sua empresa a traçar estratégias que aumentam a qualidade e eficiência da produção e garantem a utilização de todos os recursos produtivos.

Cibersegurança: É a proteção de máquinas, hardwares, softwares ou dados eletrônicos contra roubo, danos ou a manipulação indevida de informações. Permitindo que falhas de segurança ou pontos de vulnerabilidade possam ser analisados e corrigidos mais rapidamente, garantindo que as informações não sejam modificadas por terceiros e que apenas usuários e sistemas com permissão podem ler e manipular determinadas informações.

Integração de Sistemas: Tecnologia capaz de permitir que os softwares da sua empresa se comuniquem a fim de trocar ou compartilhar informações, melhorando a agilidade e o fluxo de dados. A utilização desta tecnologia gera uma maior comunicação e colaboração entre os setores, garantindo um alinhamento mais amplo de estratégias.

Computação em Nuvem: Conceito que se refere a capacidade de fornecer memória e armazenamento, somado ao processamento de dados em computadores e servidores interligados via internet. Dentro da sua fábrica, a Computação em Nuvem pode agilizar os processos e os tornar mais inteligentes e eficientes, facilitando o acesso a dados em diversos dispositivos que pode auxiliar no compartilhamento das informações e a colaboração entre departamentos.

Simulação: Tecnologia gerenciada através do uso de digital twin, onde todo o gerenciamento de um produto passa a ter seu representante idêntico no mundo virtual, permitindo que os operadores possam testar e aperfeiçoar as configurações das máquinas na linha de produção virtual antes de qualquer mudança real.

Robótica Avançada: Tecnologia que permite que robôs possam executar processos de fabricação, garantindo a redução de falhas e do tempo de processamento. Os robôs são capazes de executar tarefas de alta periculosidade para diminuir os riscos e garantir a segurança e a saúde de seu operador.

Fabricação Aditiva: Tecnologia que possibilita a produção de peças de geometria complexa, customizáveis e sem restrições geométricas através de uma impressora 3D. O uso de Fabricação Aditiva reduz os custos e facilita os processos de fabricação de peças e objetos da sua fábrica.

Benefícios da indústria 4.0 na sua fábrica

Estratégicos
Otimização de receita
Otimização da sustentabilidade em âmbito ambiental, social e econômico
Integração da cadeia produtiva
Maior competitividade
Maior capacidade de adaptação ao mercado

Táticos
Inteligência na fábrica, nos produtos, na cadeia de suprimentos e na inovação, proporcionada pela integração tecnológica de:
Internet das Coisas
Sistemas Cyber-Físicos

Operacionais
Operacionalização por meio das tecnologias habilitadoras
Aumento de produtividade
Conectividade da produção
Análise em tempo real

Fonte: Senai

A CRK Automação pode ajudar a sua empresa com a implementação correta destas tecnologias. Não perca a oportunidade de investir no futuro da sua fábrica, entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas, podemos desenvolver a melhor solução para você.