Blog

Benefícios da Internet das Coisas para a sua fábrica

Internet das Coisas (IoT) é um termo que perdura desde 2009 e abrange a ideia de ter vários dispositivos conectados entre si através de uma rede de internet, com o propósito de monitorar, coletar, trocar e analisar dados.

Com o avanço das tecnologias e o surgimento da Indústria 4.0, a utilização da IoT nas demais áreas vem aumentando. Atualmente já está sendo implementada em algumas fábricas a IIoT ou Internet das Coisas Industrial, que se refere a utilização adaptada da IoT para a indústria, auxiliando na linha de produção e trazendo benefícios para toda a cadeia produtiva da sua fábrica.

Internet das Coisas Industrial

A utilização da IIoT é crucial para o processo produtivo da sua fábrica, pois ela é capaz de gerar uma interconexão de dados e sistemas que permite que você consiga obter a interoperação completa e gerenciamento total de máquinas e equipamentos na sua fábrica.

Implementando esta tecnologia você pode, por exemplo, conectar diretamente um cliente em tempo real a sua linha de produção, permitindo que ele possa analisar a qualidade e uso de seu produto.

O uso da IoT dentro de fábricas industriais pode servir como uma grande beneficiadora, pois ela é capaz de automatizar certos processos, ocasionando na redução de gastos e de tempo para a realização de tarefas dentro da sua fábrica.

Conheças alguns dos benefícios que a implementação desta tecnologia pode gerar para os seus processos industriais:

Gerenciamento de estoque

A internet das coisas industrial é capaz de controlar todo seu estoque realizando um gerenciamento que pode, por exemplo, informar sempre que houver a necessidade de repor o estoque de algum produto.

A reposição dos produtos também pode ser adaptada de acordo com a necessidade da sua linha de produção, evitando o armazenamento de itens que não estão sendo utilizados, a fim de reduzir os custos e otimizar o seu estoque.

Monitoramento

Com a implementação da internet das coisas industrial, o monitoramento dos processos se torna mais rápido e automatizado. Ao conectar dispositivos ou sensores aos seus equipamentos, você pode coletar dados em tempo real que são enviados para um sistema que permite que o operador possa analisar através de gráficos e relatórios o desempenho daquele equipamento.

Os gestores também podem adaptar sensores nas máquinas e equipamentos que permitem acompanhar o fluxo de produção em tempo real, facilitando na identificação de erros ou riscos com maior antecedência.

Segurança

O uso de internet das coisas industrial dentro da sua fábrica pode gerar um sistema integrado de monitoramento que garante mais segurança aos setores.

A utilização de câmeras que trocam informações em tempo real com a conexão via wireless, facilita no controle de segurança da sua fábrica, permitindo que comportamentos suspeitos sejam identificados por softwares especializados com ações de respostas automatizadas, sem a necessidade de intervenção humana.

Fábrica conectada

A IoT é capaz de gerar uma integração total dos sistemas industriais, deixando a sua fábrica inteligente e conectada. Não é mais necessário a intervenção humana em certas tomadas de decisões, por exemplo, para enviar o comando de parada em casos de erros ou riscos.

A tecnologia também permite que ocorra o gerenciamento total de todos os setores, que podem trabalhar de forma integrada, desfrutando de uma interoperação completa que pode reduzir o tempo de execução dos seus processos de fábrica.

Invista em Internet das Coisas

A CRK Automação pode desenvolver diversas soluções baseadas nas tecnologias da Indústria 4.0. Invista no futuro agora mesmo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a tornar sua fábrica mais produtiva e eficiente.