Você sabe o que é NR12?

A NR12 foi criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é a norma regulamentadora que tem como objetivo garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores em máquinas e equipamentos, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Essa norma regulamentadora abrange tanto equipamentos novos quanto antigos. Toda e qualquer máquina ativa na linha de produção deve cumprir com as exigências impostas na norma para garantir a segurança dos seus operadores:
- Arranjo físico e instalações;
- Instalações e dispositivos elétricos;
- Dispositivos de partida, acionamento e parada;
- Sistema de segurança;
- Dispositivos de parada de emergência;
- Componentes pressurizados;
- Aspectos ergonômicos;
- Riscos Adicionais;
- Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos;
- Sinalização;
- Manuais;
- Procedimentos de trabalho e segurança;
- Capacitação.
Nós da CRK Automação entregamos nossas máquinas com adequação NR12 e contamos com uma equipe especializada e capaz de realizar a adequação em qualquer maquinário. Prezamos pela integridade e pela saúde dos colaboradores dos nossos clientes.
Medidas de proteção
Individual
Além da adequação em máquinas, existem os EPIs, equipamentos de proteção individual, como os capacetes, respiradores, luvas e óculos. Em indústrias específicas como as metalúrgicas, por exemplo, requerem o uso de macacão antichama com mangas compridas, protetores auriculares e calçados antiderrapantes.
Coletiva
A norma também prevê o uso de sensores que sejam capazes de detectar a presença humana no ambiente de fábrica, a fim de evitar acidentes envolvendo a equipe ou qualquer pessoa que esteja próxima a linha de produção. Qualquer outro tipo de fator que possa prejudicar a saúde e segurança humana, deve ser avaliado pela empresa.
Manual de instrução
Toda e qualquer máquina ou equipamento deve conter o seu manual de instrução, sendo fornecido pelo importador ou pelo fabricante. Ele prevê informações de segurança para cada fase da operação no maquinário.
De acordo com a NR12, são 4 os requisitos do manual de instrução:
- Escrita em língua portuguesa do Brasil, legível e com ilustrações explicativas;
- Ser objetivo, claro, com linguagem facilmente compreendida e isento de ambiguidades;
- Os avisos de segurança devem ser realçados;
- Ele deve ficar disponível para todos os usuários no ambiente de trabalho.
Além disso, os dados, tais como a razão social, CNPJ e endereço do importador ou fabricante, número de série e ano de fabricação do bem, riscos aos usuários e outras especificações devem constar no manual de instrução.
Treinamento
Além da adequação da norma na máquina ou equipamento, é necessário também a capacitação do usuário. Sendo assim, um treinamento sobre a utilização do maquinário deve ser realizado por um profissional habilitado e com formação compatível para os possíveis usuários da máquina em questão.
Quais os riscos do descumprimento?
Ao descumprir as exigências abordadas pela norma, a saúde e a integridade dos colaboradores são postas em risco, podendo acarretar em acidentes graves. Deixar de implantar a NR12 adequadamente pode trazer várias consequências para a empresa. Entre elas estão:
- Aumento dos riscos de acidentes de trabalho;
- Prejuízo para a imagem doa empresa no mercado;
- Pagamento de multas e outras penalizações;
- Indenizações em processos trabalhistas.