Blog

Você sabe o que é um CLP?

Quando o assunto é automação, o CLP é um dos dispositivos mais importantes que compõem essa cadeia. O CLP foi primeiramente utilizado na empresa General Motors na década de 60, surgiu de uma necessidade de automatizar processos de uma forma mais barata porém altamente eficaz.

No processo industrial, o CLP é responsável por controlar e automatizar máquinas e processos industriais, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o CLP como “um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com as aplicações industriais”.

Embora este dispositivo seja considerado um “computador” industrial, não podemos confundi-lo com um notebook ou computador comum de trabalho. O CLP é exclusivamente voltado para a área industrial, suportando sujeira, poeira, altas temperaturas, vibrações e ruídos. Sua utilização possibilita interface com outros componentes da fábrica e sua aplicação pode auxiliar e aumentar o desempenho de uma linha de produção.

CLP X PLC

É comum se deparar com estas duas siglas, porém ambas mantém o mesmo significado. A PLC é ‘Programmable Logic Controller’, sendo a sigla de CLP com origem da língua inglesa, comumente utilizada no meio da automação e seus termos.

  • CLP = Controlador Lógico Programável

  • PLC = Programmable Logic Controller

COMPOSTOS DO CLP

O CLP é composto por três partes principais: entradas, saídas e dispositivos de programação.

  • Entradas: são responsáveis por receber sinais analógicos e digitais do sistema. As analógicas atuam na medição de sinais e as digitais atuam em duas variáveis: ligado ou desligado; aberto ou fechado.
  • Saídas: também são analógicas ou digitais, recebem informação da CPU e enviam para que o processo possa ser executado.
  • Dispositivos de programação: tem como função receber informações de entrada e indicar para as saídas o que deve ser realizado, serve como um intermediário para as anteriores funções.

Quando uma fábrica é automatizada existe uma necessidade de controlar o sistema. Com as tecnologias disponíveis hoje podemos tornar esse controle ainda mais inteligência. O CLP é um equipamento utilizado para esse controle, o produto recebe sinais, processa e envia para os gerenciadores.

Com toda sua estrutura, o CLP é responsável por tomar decisões em ambiente industrial, sendo utilizado como temporizador, contador, para controle de níveis, controle de vazão, automação de esteira e estoque, entre outras aplicações. Ao utilizar de um CLP, a necessidade de instalação diminui, você precisa apenas de um computador para manipulá-lo, simplificando a gestão, reduzindo tempo e mão-de-obra.

Muitas empresa têm adotado o uso de CLP em suas fábricas. Não sabe por onde começar? Nós podemos ajudar, entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas.