Blog

Software da CRK auxilia na certificação de desempenho das construções

Em parceria com a Grefortec, fornos e softwares foram desenvolvidos para o itt Perfomance.

Desde a tragédia na cidade de Santa Maria, no Rio Grande Sul, onde o incêndio na Boate Kiss matou 242 pessoas no dia 27 de janeiro de 2013, várias leis e normas foram revistas a fim de proporcionar mais segurança e também evitar incidentes causados pelo fogo.

O Instituto Tecnológico em Desempenho da Construção Civil (itt Performance), localizado dentro do Campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em São Leopoldo, RS, foi inaugurado em novembro de 2014 e é o único da Região Sul do país que certifica atendendo todas as diretrizes da recente norma da ABNT NBR 15575/2013 o desempenho das construções. O instituto têm dois objetivos: avaliar globalmente e desenvolver sistemas construtivos e estruturais das edificações referente ao controle e propagação ao fogo, durabilidade, resistência mecânica, hidráulica, físicas e químicas, estanqueidade, e desempenho acústico e térmico, certificando os materiais e sistemas conforme as normas e leis.

Dentre os equipamentos que o itt Perfomance utiliza para avaliar os materiais, dois deles possuem softwares desenvolvidos pela CRK Automação. Em parceria com a Grefortec, empresa gaúcha especializada em fabricação de fornos, a CRK desenvolveu o software para o forno de não –combustibilidade, que tem como objetivo assegurar que o material não contribui para o  incêndio. O software, que respeita todas as regras vigentes na norma ISO 1182, é responsável por todos os cadastros de materiais e variáveis numéricos conforme o ISO, as análises de temperaturas e os relatórios finais responsáveis por certificar cada material. A auto calibração do forno é um diferencial quando comparado aos modelos semelhantes que foram desenvolvidos no exterior.

O segundo software foi desenvolvido para o equipamento Método Queima de um Único Item (SBI), na qual é responsável pela análise do comportamento do material na aplicação final. Para esta análise, um corpo de prova é incendiado dentro de uma câmara, simulando um incêndio real para que sejam verificados pontos como a velocidade de desenvolvimento da fumaça e do fogo, a quantidade de calor liberado pelo material e a propagação do fogo perante o material. O software da CRK é responsável por coletar, analisar e fornecer um relatório completo respeitando todas as regras da norma EN 13823. O diferencial desse forno é o comando do exaustor, que é responsável pela constante vazão do ar, conforme a quantidade de calor em que o material é exposto dentro do forno. Esse comando é realizado automaticamente pelo software.

O desafio do desenvolvimento deste software foi programar para que todos os relatórios respeitassem as normas do ISO 1182 e EM 13823. Os desenvolvedores da CRK procuraram o conhecimento aprofundado de cada norma para que os relatórios fornecidos gerassem os dados necessários para que o itt Perfomance pudesse certificar globalmente os sistemas construtivos e estruturais das edificações.