Blog

Aplicações da Realidade Aumentada na indústria

A realidade aumentada é uma tecnologia da indústria 4.0 capaz de integrar o mundo virtual com o mundo real, transformando volumes de dados em imagens ou animações que representam uma interação direta entre o usuário e os objetos simulados em tempo real. Esta tecnologia pode ser utilizada através de dados provenientes de sistemas industriais, internet, GPS e câmeras de vídeo.

A utilização da RA se popularizou com a sua integração no mundo dos jogos, como por exemplo, o Pokemon GO, jogo popular para dispositivos móveis. Porém, sendo capaz de simular dados, informações, imagens e até processos industriais completos, a utilização da RA vai além do mundo dos jogos e pode ser implementada na indústria para auxiliar em processos de fábrica.

Realidade Aumentada na indústria

No setor industrial, a utilização da realidade aumentada permite o acompanhamento virtual de dados, processos e operações em tempo real. A RA auxilia em procedimentos, manutenções e na segurança, garantindo a integridade dos colaboradores que realizam atividades relacionadas a manipulação de equipamentos e máquinas.

Esta tecnologia auxilia nos processos permitindo que todas as informações necessárias aos colaboradores possam ser disponibilizadas virtualmente e com acesso em mãos livres, auxiliando na diminuição do tempo de realização de tarefas em ambientes de fábrica.

Benefícios da realidade aumentada

Agilidade na manutenção

A implementação da realidade aumentada agiliza os processos de fábrica e garante mais eficiência na realização da manutenção de equipamentos e máquinas.

Ao realizar qualquer tipo de manutenção, o técnico responsável pode utilizar o auxílio de manuais, tutoriais e instruções em tempo real e com mãos livres, através do uso da RA. Garantindo mais eficiência no processo e evitando que ocorra interrupções.

Transmissão através dos óculos de RA

Com a utilização dos óculos de realidade aumentada, você tem acesso a todas as informações que precisar sobrepostas ao ambiente, sem a necessidade de registrar os processos em planilhas e documentos, pois basta filmar que o registro está feito.

A transmissão através dos óculos de RA pode beneficiar em diversas situações, como por exemplo, quando um colaborador não consegue realizar um processo, não é necessário o deslocamento de um especialista até a fábrica, pois o óculos de RA transmite o processo para qualquer lugar em tempo real.

Em qualquer lugar e em tempo real

O uso de realidade aumentada com a integração de outras tecnologias da indústria 4.0, como Internet das Coisas, Big Data Analytics e Inteligência Artificial pode mudar a forma que você gerencia a sua linha de produção.

A RA pode tornar a sua fábrica mais inteligente e garantir todos os benefícios que uma fábrica do futuro tem, como permitir que todas as informações necessárias estejam disponibilizadas para todos os setores em tempo real e em qualquer lugar do mundo.

Não há necessidade de estar na fábrica para ter acesso a um processo fabril ou acompanhar a montagem de um equipamento, basta ter conexão a internet e ter a RA implementada na sua fábrica.

Treinamentos e capacitações

Uma das utilizações de realidade aumentada dentro de fábricas é auxiliar na realização de treinamentos e simulações. Com a implementação desta tecnologia, os treinamentos podem ser realizados de forma mais simples e com maior frequência.

Utilizar esta tecnologia para esta função garante mais produtividade, eficácia e segurança para os colaboradores e processos. Os treinamentos via RA deixam os colaboradores mais reparados para realizar alguma atividade específica, pois realizam o processo através de uma simulação em tempo real, tornando mais eficiente o treinamento e capacitação.

Sem contar que este tipo de utilização da RA ajuda a reduzir gastos, pois não exige que o processo ocorra de verdade, apenas em simulação e garante segurança aos colaboradores.

Implemente realidade aumentada na sua fábrica

Torne a sua fábrica mais inteligente com a utilização da realidade aumentada. A CRK Automação pode ajudar com a implementação desta tecnologia na sua linha de produção. Entre em contato conosco para que possamos juntos trabalhar na melhor solução para você!