Blog

Cibersegurança: Proteja a sua fábrica contra ataques virtuais

A Cibersegurança é um termo da indústria 4.0 utilizado para denominar procedimentos, práticas e tecnologias que visam a segurança digital contra práticas ilícitas e danos aos computadores, redes, programas e dados.

Por conta do grande número de informações e dados disponíveis na rede, debates sobre a importância da segurança cibernética estão circulando pelos usuários de todo o mundo. Cada vez mais empresas, indústrias e governos estão utilizando de sistemas digitais conectados a internet, favorecendo os ataques de cibercriminosos, roubo de senhas, identidade, dados bancários entre outras informações sigilosas.

Tipos de ataques mais comuns:

Malware: Termo que surge da expressão em inglês de “Malicious Software” ou em tradução livre, software malicioso. São programas utilizados para obter acesso não autorizado em computadores a fim de realizar roubo de informações, dados e etc, são conhecidos como: vírus, programas espiões, cavalos de troia, entre outros nomes populares.

DDos: Sigla para Negação de Serviço Distribuída (Distributed Denial of Service) que ocorre quando uma página “cai” por conta de um ataque ao servidor que é propositalmente sobrecarregado de acessos e solicitações, impedindo que os usuários consigam acessar o sistema, gerando diversos prejuízos.

Phishing: Este tipo de ataque ocorre quando envolve a coleta de dados do usuário, como cartão de crédito, informações pessoais através de um e-mail, por exemplo, com remetente que imita os dados de alguma instituição real como um banco, uma operadora de celular e etc.

Ataques internos: Ações de pessoas mal intencionadas que têm acesso aos sistemas e utilizam essa vantagem para benefício próprio, utilizando de dados confidenciais ou pendrives para instalar Malwares diretamente no sistema.

Cibersegurança na indústria

Com o aumento do número de fábricas inteligentes que operam com o uso de tecnologias conectadas a redes de internet, o surgimento de ataques cibernéticos em fábricas industriais tem crescido cada vez mais, de acordo com dados da Trend Micro, empresa que é líder global em soluções de cibersegurança, mais de 250 sistemas de dentro das empresas estão expostos na internet por falhas de segurança.

Em virtude dessa exposição, as fábricas ficam vulneráveis e podem receber comandos externos na sua planta, comprometendo a programação das máquinas, deixando pessoas que estão nas linhas de produção expostas ou até interromper completamente o fluxo do trabalho.

Proteja a sua fábrica de ciber ataques

Conheça algumas das situações que podem afetar a segurança de uma fábrica industrial:

Atualizações de segurança

Atualizações de sistema podem melhorar a segurança dos dispositivos, porém são incompatíveis com processos industriais, pois após a instalação de qualquer atualização é necessário que o sistema seja reiniciado, o que pode atrapalhar a linha de produção. Muitos computadores de chãos de fábrica não são atualizados com regularidade tornando os recursos de segurança obsoletos.

Bloqueio de aplicações

Alguns antivírus bloqueiam a entrada de ameaças com a interrupção de aplicações, impedindo que algumas ações sejam concluídas dentro de um sistema operacional. Em fábricas industriais, a ocorrência de algum  bloqueio em aplicações, principalmente em casos de emergência, pode ser prejudicial para a linha de produção e prejudicar um projeto inteiro.

Sistemas operacionais

É comum que no ambiente industrial, o uso de sistemas operacionais consideravelmente antigos, como Windows NT/XP e sistemas Embedded (principalmente em IHMs) seja comum. Porém, os antivírus não rodam nessas máquinas, seja por incompatibilidade com o sistema operacional, por falta de recursos de memória e de processamento.

Controle de acesso

Muitas empresas restringem o acesso a certos sites e conteúdos através da rede Wi-Fi, porém existe a possibilidade de se criar um acesso através de redes de celular, como o 4G, que não contém nenhum controle deixando o sistema vulnerável.

Antivírus e entradas USB

Os antivírus permitem que o operador possa conectar um dispositivo USB, como modens, pen-drives e outros dispositivos de armazenamento removíveis que podem conter qualquer tipo de Malware, tornando assim as portas de USB um meio para entrada de ameaças no sistema.

Avalie a vulnerabilidade da sua fábrica e as suas necessidades de cibersegurança, a CRK Automação desenvolve a melhor solução para você. Entre em contato conosco para garantir mais segurança para os seus processos, não corra riscos e invista em segurança cibernética.