Blog

Sua empresa está preparada para a transformação digital?

É notável que com a chegada da indústria 4.0, as empresas estão sendo cada vez mais atingidas pelos desafios que a quarta revolução industrial tem trazido para o mercado. Novas demandas dos consumidores, tendências a serem exploradas e o crescimento do mundo digital têm mudado a forma como as empresas devem atuar em seus modelos de negócios. Quando falamos do ramo da indústria é expressamente importante que estas empresas estejam atentas à Transformação Digital.

Especialistas do Fórum Econômico Mundial descobriram que menos de 10% dos modelos de negócios são economicamente viáveis com os avanços tecnológicos. A previsão é de que, até 2030, os modelos digitais sejam responsáveis por até 30% da atividade econômica global.

Por conta destas mudanças no mercado, líderes dos mais variados setores estão buscando investir cada vez mais no meio digital. Na indústria, investir em tecnologias como: inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, big data, entre outros conceitos, auxiliam a sua fábrica ganhar destaque diante da concorrência, aumentando a produtividade e eficiência da sua linha de produção.

Sendo assim, é necessário que as empresas observem as mudanças que estão acontecendo no mercado industrial, analisem seus concorrentes e busquem estar sempre inovando e investindo em novas tecnologias. Para ajudá-lo a alcançar a transformação digital na sua empresa, baseado no que os especialistas do Fórum Econômico Mundial estabeleceram, vamos dar 7 dicas importantes para ampliar a sua trajetória rumo à transformação.


1. Entenda o significado da transformação digital

O meio digital cresceu muito rápido nos últimos anos, alguns líderes ainda desconhecem o significado de transformar digitalmente. Plataformas digitais vão medir 30% da atividade econômica global até 2030, sendo assim, é expressamente necessário reeducar o seu time para a utilização de plataformas digitais, que ajudam a elevar o potencial da equipe.

2. Implemente uma cultura de inovação

A inovação tem sido o método chave para o crescimento de grandes corporações pelo mundo. Inovar é estratégia, não está estritamente relacionada apenas a criar novos produtos ou serviços, mas também com modificar e melhorar as operações que já são executadas pela sua empresa. Tecnologias como integração de sistemascomputação em nuvem, podem ajudar a manter a sua fábrica mais conectada entre os setores. Implemente a cultura da inovação na sua fábrica e estará a poucos passos para alcançar a transformação digital.

3. Identifique oportunidades 

Busque identificar todas as oportunidades que envolvem a sua fábrica, avalie onde elas irão impactar positivamente a sua empresa e se possível, invista. Novas oportunidades surgem a todo momento, obtenha um olhar mais crítico em relação a isso e dê o poder da dúvida sempre que surgir uma nova oportunidade para mudar algum aspecto do seu modelo de negócio.

4. De olho na concorrência 

Muitas fábricas temem que seus negócios percam a força por conta da ascensão das plataformas digitais. Porém, essa é a oportunidade de criar uma estrutura capaz de aumentar a receita e agregar valor a sua organização. É importante se adaptar aos modelos de negócio que estão em alta no mercado, avalie como a concorrência se comporta em relação as plataformas digitais e crie um plano estratégico para sair na frente no mercado.

5. Criação de novas métricas

Muitas vezes, é necessário expandir ou modificar o seu modelo de negócio para que se obtenha sucesso. Se adaptar com o que o mercado exige é um desafio, nem sempre é necessário uma mudança extrema de cenário, mas sim algumas estratégias internas que ajudam a sua empresa a sair na frente da concorrência. Por exemplo, a Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, começou sendo uma fabricante de pneus apenas para bicicletas, com a demanda do mercado mudando, a empresa passou a investir nos mais diversos segmentos e hoje é um grande sucesso no seu setor.

7. Invista na indústria 4.0

A quarta revolução industrial tem modificado as linhas de produção, tornando tudo muito mais dinâmico, automatizado, conectado e de fácil manuseio. As tecnologias da indústria 4.0 surgem para auxiliar principalmente no chão de fábrica, a fim de tornar os profissionais multifuncionais. Nós da CRK Automação desenvolvemos as mais variadas soluções para a indústria, trabalhando com as tecnologias da indústria 4.0, garantindo o aumento de produtividade e eficiência para o seu modelo de negócio.

Entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas, para que possamos ajudá-lo a atingir a transformação.