Blog

Tecnologia e Sociedade: o que mudou durante a última década?

Sociedade altamente conectada, mudanças nos hábitos de consumo, necessidade de inovação constante, os últimos dez anos trouxeram diversas mudanças para o cenário tecnológico mundial

Ao falar de transformação digital, não podemos deixar de lembrar do papel da sociedade neste cenário. Hoje, a tecnologia é totalmente voltada para melhorar a experiência das pessoas, tanto na sua vida pessoal como profissional. As tecnologias se adaptaram com o passar dos anos para promover bem-estar e segurança aos usuários.

Então, quais foram as maiores mudanças tecnológicas dos últimos dez anos? A sociedade têm estado mais conectada, especialmente numa década de tanta transformações, as fronteiras para relação humana diminuiriam.

Em 2009, por exemplo, não tínhamos dimensão de que hoje teríamos casas altamente conectadas ou cidades inteligentes e, para que você possa acompanhar tudo o que aconteceu, nós fizemos uma lista com as tecnologias e mudanças mais relevantes da última década:

Edge Computing

A vida cotidiana de quem está sempre conectado é movida pelo dinamismo, é cada vez mais comum que pessoas no seu dia a dia utilizem de Edge Computing para ter mais flexibilidade nas tarefas. Você pode pagar seu café apenas aproximando seu smart watch ou celular, utilizar sua carteira de motorista digital, não há mais necessidade de ter documentos em mãos, está tudo conectado e na nuvem, a experiência do usuário mudou.

Consumo Consciente

As mudanças climáticas repentinas, derretimento de geleiras e desastres ambientais têm mudado a preocupação da sociedade com o meio ambiente. As pessoas passaram a escolher consumir produtos de empresas que respeitam o meio ambiente, que se preocupam em não utilizar produtos de origem animal, não realizar testes em animais ou a diminuir a emissão de gases poluentes.

Realidade Virtual

A imersão e total experiência do usuário têm modificado a forma de produção. A realidade virtual tem sido muito utilizada por empresas para auxiliar na capacitação de profissionais, a lidar com os mais diversos cenários em uma simulação. Também é utilizada para contribuir com o atendimento ao cliente, podendo gerar imersão mesmo estando à quilômetros de distância.

Internet das Coisas

Conectar e integrar dispositivos é a realidade que o uso de IoT têm trazido nesta última década. Fábricas inteligentes e integradas são realidade graças ao uso de tecnologias como a Internet das Coisas. Sem dúvidas, que esta tecnologia tem facilitado o dia a dia dentro de empresas, na rotina de trabalho e de vida dos colaboradores.

Serviços de streaming

A conectividade trouxe umas das maiores mudanças da década, transformando a indústria da música e do cinema. Os serviços de streaming ganharam espaço perante as mídias tradicionais (rádio, televisão, jornal…) por ser capaz de disponibilizar acesso a qualquer instante a um enorme catálogo de programas e músicas das mais diversas categorias. Criou-se um novo setor, com direito a concorrências que foi capaz de moldar hábitos de consumo.

Machine Learning e Inteligência Artificial

O uso de machine learning tem ajudado as empresas a traçar estratégias e melhorar a experiência de usuário. Esta tecnologia é capaz de auxiliar no reconhecimento de padrões e tomar decisões com base nos dados e probabilidades. Sendo utilizada nas mais diversas áreas, a IA têm auxiliado a ampliar a digitalização de atividades, que hoje são desenvolvidas por robôs ou cobots, que auxiliam na linha de produção e aumentam a produtividade do operador.

Se você ainda não conhece ou quer mais informações sobre como implementar estas tecnologias que estão mudando a vida das pessoas, entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas.