Blog

Integração de Sistemas: benefícios para a indústria

Uma das premissas das tecnologias da indústria 4.0 em fábricas industriais é ter uma maior integração entre os processos e setores, permitindo que a troca de informações seja mais rápida e eficiente tornando as tomadas de decisão mais certeiras, aumentando a produtividade da fábrica e diminuindo as perdas.

Com a falta de integração dentro das fábricas os processos são mais demorados e demandam mais etapas para a sua conclusão, por exemplo, sem a integração, o processo de captar informações de uma etapa para dar continuidade para outra é feita de forma manual, demandando muito tempo.

Para que não ocorra problemas, o conceito de integração de sistemas com as tecnologias da indústria 4.0 foi dividida em integração horizontal e integração vertical. O primeiro diz respeito à toda cadeia produtiva, desde fornecedores até os clientes, já o segundo, integra as funções a serem desenvolvidas dentro da fábrica.

Integração Horizontal

Esta integração conecta todos os setores e sistemas em uma cadeia produtiva de uma fábrica. Desde o gerenciamento de fornecedores, análise de mercado até produção, logística e distribuição. A integração horizontal auxilia os setores a trabalharem em conjunto e sincronia, otimizando os recursos e integrando desde a análise de mercado até os processos fabris.

Além disso, utilizar a integração de sistemas horizontal permite um maior controle de entregas e monitoramento de distribuição, auxiliando na geração de dados e cumprimento dos prazos e entregas mais precisas. Esta integração gera para a fábrica uma sincronia, diminuição de perdas e consequentemente gerando economia, além de aumentar a qualidade de todos os recursos.

Integração Vertical

Para que a informação passe por todos os setores dentro de uma empresa, é necessário a integração vertical, que começa com a integração no chão de fábrica com as máquinas e a linha de produção. Na produção, integra o monitoramento dos processos, o controle e a supervisão; no setor operacional ocorre a integração do planejamento, da gestão de qualidade e eficiência dos equipamentos e já no setor corporativo, engloba a gestão de pedidos, planejamento e gerenciamento de processos.

Além disso, a integração vertical pode prever a conexão dos sistemas específicos usados em cada etapa dos processos de fábrica, conectando os dados entre eles, para que as atividades possam fluir sem a necessidade de nenhum intervenção manual, diminuindo o tempo de tomada de decisão e auxiliando na gestão industrial.

Benefícios da integração de sistemas para a indústria

Redução de custos

Com um sistema de gestão integrada, a sua fábrica consegue gerar mais produtividade e desenvolver as atividades com maior nível de excelência, evitando que os processos sejam manuais ou que o mesmo trabalho necessite ser realizado por mais de uma vez, tornando os projetos mais econômicos e diminuindo os custos do orçamento.

Aumento da produtividade

Com as informações fluindo de setor para setor de forma mais automatizada e rápida, a linha de produção se torna mais ágil e reduz o tempo para a execução das tarefas. A redução de tempo permite que a equipe possa realizar outras atividades, tornando os processos mais produtivos e rápidos.

Segurança de dados

Ameaças a integridade de dados e informações podem aparecer por diversos motivos, e é dever da empresa prezar pela confidencialidade e segurança dos mesmos. Todas os sistemas devem atender aos padrões de autenticação e criptografia necessários para garantir a segurança dentro da integração dos sistemas.

Gerenciamento de estoque

Gerenciar o estoque é uma tarefa mais simples e rápida com a integração de sistemas. O gestor pode acompanhar a falta ou excesso de algum produto ou equipamento em estoque e, checar a necessidade da fábrica para realizar compras de acordo com o que está sendo utilizado, economizando capital e espaço de armazenamento.

Integração entre setores

Quando ocorre a integração entre setores, a sua fábrica passa a atender as necessidades dos clientes com mais qualidade, rapidez e eficiência. A integração de sistemas permite a criação de fluxos de trabalho mais produtivos e estratégicos para cada situação, atendendo as necessidade da empresa e do mercado.

Tomadas de decisão mais precisas

A integração de sistemas permite que o líder possa utilizar de gráficos e dados disponíveis em tempo real para verificar o desempenho do seu setor, podendo avaliar o rendimento de cada colaborador e auxiliar para que tomadas de decisão sejam mais precisas.

Gestão automatizada

Com a utilização de um sistema automatizado, o líder ou gestor pode ficar atento a tudo o que acontece dentro dos setores, evitando a queda na produtividade e eficiência do seu time, podendo identificar erros mais rapidamente e tornar o desenvolvimento dos processos mais eficientes e precisos.

Invista nas tecnologias da Indústria 4.0

Nós da CRK Automação podemos desenvolver a melhor solução para você, atendemos a todos os ramos da indústria e trabalhamos para entregar produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!