Blog

Cloud Computing: aplicações em fábricas industriais

A computação em nuvem (cloud computing) é um termo da indústria 4.0 que se refere ao fornecimento de serviços de computação interligados via internet, tais como memória e armazenamento. Por ter uma grande capacidade de armazenar informações, a nuvem é capaz de fornecer serviços como redes, bancos de dados, softwares, entre outros.

Diferente de outras formas de armazenamento online, a computação em nuvem tem uma enorme flexibilidade e sua memória pode ser ilimitada. A sua infraestrutura é propícia para o desenvolvimento de aplicativos, recuperação de dados, backups, hospedagem de websites, fornecimentos de softwares, análise de dados, entre outras funções.

Para a indústria a utilização desta tecnologia é crucial para que todos os dados e informações sejam armazenados sem chance de perda. Muitas fábricas utilizam a rastreabilidade e o acesso a nuvem é extremamente necessário para este tipo de atividade. Tecnologias como esta surgem para modificar a produção convencional e gerar uma conexão digital que aumenta a eficácia da cadeia produtiva e reduz custos operacionais.

Aplicações e benefícios para fábricas industriais

Armazenamento sem perdas

Com a computação em nuvem os dados e informações armazenados não se perdem. São realizados diversos backups em diferentes bancos de dados extremamente protegidos, garantindo a integridade e confidencialidade das informações.

Tamanho adaptável

A nuvem pode ser adaptada para o tamanho do seu uso, sendo ele em escala global ou apenas para um usuário individual. Ampliando seu desempenho de acordo com a necessidade de cada empresa, sendo assim você paga apenas pelo serviço que consome.

Controle de acesso

Você pode limitar o acesso para cada usuário da nuvem, possibilitando manter um rasteamento de tudo que é feito dentro dela. Todas as ações, como alterar dados e realizar mudanças são restringidas ao autor e a quem ele permite o acesso, facilitando a identificação da fonte no caso de falhas ou erros.

Segurança

A nuvem oferece para os usuários tecnologias que ajudam a garantir a integridade das informações depositadas nela. Dispondo de uma estrutura de softwares que trabalham para manter seguro todos os dados e informações contra possíveis ameaças da rede.

Recuperação de dados

A realização de backups e recuperação de dados em caso de erros ou falhas é mais simples e barato com a utilização da nuvem, já que o sistema provém diversos depósitos online que servem como hospedagem de dados da sua empresa.

Velocidade

A maioria dos serviços de computação em nuvem fornecem suporte a grandes quantidades de conteúdo, sem prejudicar o acesso imediato do sistema, fornecendo ao usuário flexibilidade e produtividade, sem perder tempo esperando uma página carregar ou um processo ser concluído.

Nuvem particular

É possível optar pela utilização de uma nuvem particular que, diferente das redes públicas, fornece mais segurança e privacidade para manter os dados e informações dentro dos limites e políticas impostos pela empresa.

Reduzir os custos e aumentar a produtividade

A nuvem permite acompanhar, analisar e modificar dados e arquivos de máquinas que estejam conectados a rede, permitindo o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora, o que ajuda a prever e eliminar diversos prejuízos e paradas desnecessárias na linha de produção.

Além disso, o uso de computação em nuvem ajuda a eliminar os gastos de possíveis erros e problemas, envolvendo hardwares e softwares, como instalação e execução de dados, rodar programas, entre outros gastos de manutenção. Não será mais necessário investir em reparos com a utilização da computação em nuvem.

Esta tecnologia permite também que equipes de TI encarregadas de gerenciar o armazenamento, realizar a manutenção de dados, capacidade de máquinas, instalação e outras funções relacionadas a isso, possam ser redirecionados a outras atividades, pois estas funções ficam encargo da computação em nuvem.

Sendo assim, a realização de projetos e negócios se torna mais rápida, pois se pode evitar falhas e diminuir o tempo perdido em certas tarefas. Na nuvem todos têm acesso aos dados de forma espelhada, facilitando a comunicação entre os setores e profissionais.

Atualmente, podemos contratar serviços de nuvem que se adequem a servidores de robôs inteligentes para a automação e execução de atividades de fábrica, diminuindo o acesso a tecnologias mais caras e aumentando as vantagens competitivas.

Nós da CRK Automação desenvolvemos serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato conosco para que possamos desenvolver a melhor solução para você e tornar a sua fábrica mais inteligente e automatizada.