Blog

Inovação: 7 dicas para desenvolver a criatividade

Semana que vem iremos retomar os encontros do Inova CRK com um novo formato online!

A inovação está atrelada com a criatividade e, diferente do que muitos pensam, todos nós podemos ser criativos se esta habilidade for praticada.

Para ajudar você a desenvolver sua criatividade e inovação voltada ao crescimento, separamos algumas dicas simples do ser criativo:

1. Experimente!

Um criativo está sempre colocando em prática suas ideias, realizando testes, explorando as temáticas de forma sensorial e experimental, visitando lugares e pesquisando assuntos novos e desconhecidos, a fim de ter repertório.

2. Questione!

Busque ter um olhar de curiosidade sobre tudo. Pessoas criativas têm a capacidade de não seguir uma fórmula e se abrem para novos conceitos a partir de temáticas já existentes.

3. Incube!

O momento de incubar uma ideia é crucial para a inovação. Uma pessoa criativa e com olhar inovador da a vida às suas ideias e entende que faz parte do processo fazer uma pausa de alguns minutos ou horas para deixar a ideia “trabalhar” na mente para criar novos conceitos.

4.  Associe!

Treine seu cérebro para ser capaz de criar relação entre temas e informações. A pessoa que se permite ser criativa é capaz de relacionar ideias que os demais não conseguem, provavelmente porque não pensa que “isso é bobagem” ou “o que irão pensar”.

5. Observe!

Um bom inovador está sempre observando o seu redor, tudo é um caminho para novos insights e ideias.

6. Anote!

Uma das grandes práticas de inovação e criatividade é o brainstorming. Nenhuma ideia é ruim.  Anote tudo, guarde todas suas ideias, tudo pode se transformar e ser refinada para uma ideia melhor.

7. Errar é humano!

Já falamos no Humaniza CRK que errar é humano. Tenha coragem para também errar pois algumas ideias podem não dar certo, mas outras que irão surgir a partir dessa  podem fazer a diferença.