Blog

6 tendências da automação industrial

Com a competitividade do mercado aumentando cada vez mais, as fábricas estão buscando investir em automação industrial para se destacar diante a concorrência. Esse é um processo que utiliza tecnologias para gerar otimização nas operações industriais, cada tecnologia implantada garante inúmeros benefícios, sendo eles aumento de produtividade e eficiência ou até redução de custos.

Sempre que surge uma inovação no mercado tecnológico, é preciso se adaptar. Cada necessidade exige uma solução específica e,  são inúmeros os conceitos que podemos utilizar para automatizar uma linha de produção, nós listamos 6 destas tendências para ajudar a sua fábrica a se destacar diante da concorrência:

1. Internet das Coisas Industrial (IIoT)

A internet das coisas é uma tecnologia que possibilita a conexão entre diversos dispositivos ou sensores através do uso de redes wi-fi.  Os sensores sem fio enviam as informações de um dispositivo para outro em tempo real, permitindo que tomadas de decisão sejam mais precisas e realizadas com eficiência.

Muitas empresas voltadas à indústria utilizam a IIoT (Industrial Internet of Things) para integrar seus sensores dentro da fábrica. Está tendência tem tomado força e ajudado as empresas a automatizar seus processo e aumentar a produtividade. Leia mais em: Benefícios da Internet das Coisas para sua fábrica.

2. Indústria 4.0

Esta é a inovação que está mais em alta para a automação industrial. A indústria 4.0 é um conceito que surgiu com o objetivo de otimizar e integrar os processos de fábrica, buscando empregar controle computacional e adaptabilidade a fim de gerar “fábricas inteligentes”.

As fábricas da indústria 4.0 são definidas pelo controle de todo o processo produtivo e a aplicação de sistemas inteligentes, sensores e robótica avançada na linha de produção. Fábricas inteligentes geram mais produtividade e eficiência em todos os setores, se você quer tornar a sua fabrica totalmente automatizada, é importante investir nas tecnologias da indústria 4.0 para sair na frente da concorrência.

3. Impressoras 3D

A impressora 3D tem ganhado força no mercado pelos últimos anos, esse equipamento permite a criação de produtos personalizados com alto nível de qualidade e precisão. Além disso, a sua utilização reduz os custos de produção, podendo realizar a impressão desde pequenos objetos até unidades complexas como uma prótese humana, tudo com baixo custo.

Na Feira de Hannover, um dos cases apresentados veio de uma universidade que apresentou modelos de flores feitos por uma impressora 3D, a fim de serem utilizadas por estudantes para que possam aprender sobre estruturas das flores e adquirir expertise em botânica.

4. Robótica

O que muitos acreditam é que os robôs vão substituir os trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores dentro da indústria. Porém, a utilização da robótica vai auxiliar na produtividade e desempenho do profissional, o “cobotic” (termo formado por cooperation — cooperação, e robotics — robótica) é um complemento para o trabalhador, passando a realizar algumas atividades a fim de deixar o operador livre para desenvolver outras tarefas.

Dentro da automação industrial vai ser cada vez mais comum a utilização de robôs em cooperação com seus operadores. Não é mais necessário uma linha de produção totalmente manual e com risco de erros humanos, muitas atividades serão comandadas apenas por alguns botões.

5. Inteligência artificial

A inteligencia artificial surge como uma ferramenta muito útil para quem quer automatizar a linha de produção, sendo softwares inteligentes que simulam o cérebro humano e auxiliam nas tomadas de decisão. Basta programar e você tem um sistema capaz de realizar funções com alta precisão e em tempo recorde.

Nós desenvolvemos softwares baseados em inteligência artificial que podem auxiliar no controle de estoque e da linha de produção, aumentando a produtividade e diminuindo a chance de erros.

6. Computação em Nuvem

A computação em nuvem é um dos conceitos mais importantes para quem quer investir em automação. Toda fábrica tem uma base de dados, que precisam ser compartilhadas com toda a equipe e entre diversos setores, esta tecnologia gera um armazenamento de dados na rede que permite acesso em qualquer lugar do mundo.

Além disso, você pode acessar as informações e trocar dados com sua equipe em tempo real e ter facilidade em realizar backups que diminuem o risco de perca de dados.

O que se pode fazer agora mesmo?

Nós da CRK desenvolvemos soluções de automação industrial baseadas na necessidade de cada cliente. Entre e contato conosco para que possamos ajudá-lo a transformar a sua linha de produção.